Pular para o conteúdo principal

Eritema Infeccioso - "Fácies Esbofeteada"

 Semiologia Pediátrica - Exame da Face
Eritema infeccioso, também conhecido como quinta doença, é uma infecção viral comum nas crianças em idade escolar. Esta doença é causada pelo parvovírus B19, que se dissemina através do contacto direto com os fluidos ou secreção do nariz ou da boca de uma pessoa infetada. Por vezes, não causa sintomas. Quando estes ocorrem, podem incluir sintomas semelhantes aos de um esfriado comum (obstrução nasal, rinorreia, febre ligeira), dores no corpo, dores de cabeça e fadiga. Estes sintomas desaparecem ao fim de três ou quatro dias e são seguidos, principalmente nas crianças, por uma erupção cutânea de cor vermelho vivo que geralmente tem início na face (“Fácies esbofeteada”). Esta erupção cutânea na face é seguida por uma erupção cutânea rendilhada e plana que surge nos braços, nas pernas, no tronco e nas nádegas de um modo simétrica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico