Pular para o conteúdo principal

Zika x Microcefalia: existe alguma relação?

 Cientistas afirmam terem encontrado o elo
- O Zika vírus ataca e destrói as células cerebrais humanas em desenvolvimento, anunciaram os cientistas do Instituto de Engenharia Celular da Universidade John Hopkins nos Estados Unidos, num artigo publicado na revista norte-americana Cell Stem Cell.
- A prova científica que se esperava foi encontrada em testes realizados em laboratório, nos quais foram utilizadas células-troncos humanas cultivadas in-vitro, segundo o artigo da revista científica. Os cientistas observaram que o Zika vírus infecta de maneira seletiva as células-troncos que formam o córtex cerebral, impedindo-as de se multiplicar normalmente para formar novas células, o que acaba por causar a sua destruição.
- Na experiência, os cientistas expuseram três tipos de células humanas ao Zika vírus. As primeiras, chamadas células neuroniais progenitoras, são essenciais para o desenvolvimento do córtex cerebral do feto. O dano provocado pelo Zika vírus nessas células, que ao se diferenciar se tornam neurônios, corresponde aos defeitos encontrados no cérebro vítima da microcefalia.
- “Nossos resultados demonstram claramente que o Zika pode infectar diretamente as células neuroniais progenitoras humanas in-vitro com uma grande eficácia. (…) Agora que nós sabemos como as células neuroniais que formam o córtex cerebral são vulneráveis ao Zika, elas podem também ser utilizadas para uma detectação rápida da infeção, desenvolvendo-se novas terapias em potencial”, conclui o relatório da Universidade John Hopkins.
Fonte:www.msn.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico