Pular para o conteúdo principal
Pediatria baseada em Evidências
Fórmula a base de proteínas da soja é uma boa alternativa às fórmulas a base de leite 
06 de agosto de 2012.
Fonte: Pediatrics, Volume 129, issue 6, 2012, Pages 1134 -1140

Apesar de ter sido relatado que a fórmula de soja tem apoiado o desenvolvimento normal, existem preocupações quanto aos potenciais efeitos adversos de desenvolvimento de fitoterápicos a partir da proteína de soja. Um estudo caracterizou o estado de desenvolvimento (mental, motor e de linguagem) de lactentes em aleitamento materno (AM), em amamentação com fórmula à base de leite (MF) ou alimentação com fórmula à base de proteína de soja (SF) durante o primeiro ano de vida. Não foram encontradas diferenças entre os lactentes alimentados com fórmulas (MF ou SF). Crianças em aleitamento materno obtiveram uma pontuação ligeiramente superior à dos lactentes alimentados com fórmula no Índice de Desenvolvimento Mental (MDI) nas idades de 6 e 12 meses (P <.05). Crianças que foram amamentadas também apresentaram maiores pontuações no Índice de Desenvolvimento Psicomotor na idade de 6 meses e melhor pontuação na escala de linguagem pré-escolar nas idades de 3 e 6 meses (P <.05). Além disso, as crianças amamentadas apresentaram uma menor probabilidade de pontuação no quartil inferior na MDI em comparação com crianças MF e uma maior probabilidade de pontuação no quartil superior para o MDI e Índice de Desenvolvimento Psicomotor em comparação com crianças SF.

Os resultados mostraram que todos os escores em testes de desenvolvimento estiveram dentro dos limites de normalidade estabelecidos e que os grupos de MF e SF não diferiram significativamente. Além disso, foi demonstrada uma ligeira vantagem das crianças em aleitamento materno com relação ao desenvolvimento cognitivo em comparação com lactentes alimentados com a fórmula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico