Pular para o conteúdo principal
Eventos PED I

O Internato em Pediatria I (PED I) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)) concretiza  mais um evento de natureza científica. Em março de 2011, realizou o I SIDEPED, e neste sábado, dia 10/11/2012,  concretiza mais uma edição deste evento, o II SIDEPED - Simpósio de Dermatologia Pediátrica do RN. Ambos foram idealizados durante a passagem dos alunos pelo Internato em Pediatria I, com sucesso total de público nas duas edições. 

A Comissão Organizadora do II SIDEPED, em particular as alunas do Curso de Medicina da UFRN, Cláudia Staudinger,  Jihane Paiva e Marcela Fernandes,  deram um "show" de organização. Prova inconteste do sucesso do Evento pode ser verificada pelo número de participantes, pelos  inúmeros elogios às palestras proferidas e  à   atuação impecável da equipe organizadora, bem como pela reportagem publicada no Portal do Jornal de Hoje, a qual o Blogger "Pediatria em foco", reproduz na íntegra:

Dermatologia Pediátrica é discutida em simpósio
Data: 10 novembro 2012 - Hora: 12:32 - Por: Portal JH
Médicos e estudantes abordaram temas sobre doenças de pele em crianças. Foto: Caninde Santos

Com o objetivo de promover uma atualização e reciclagem dos profissionais médicos e estudantes sobre os temas relacionados às doenças da pele que acometem crianças, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio dos departamentos de Pediatria e de Dermatologia, realiza, neste sábado, o 2º Simpósio de Dermatologia Pediátrica do Rio Grande do Norte (Sideped).
O evento foi organizado por alunos do 11º período do curso de Medicina da UFRN, e acontece na sede da Associação Médica do RN, das 8h até as 18h, com ciclos de palestras e debates sobre temas de grande interesse na prática da especialidade. Entre os principais assuntos abordados estão: os cuidados com a pele das crianças, as principais doenças da pele no período neonatal, os estudos dos sinais que podem se transformar em câncer, tumores da infância que comprometem a pele e as doenças infecciosas na pele freqüentes em determinadas épocas do ano.
De acordo com a estudante Carla Staudinger, da comissão organizadora do evento, o Simpósio é uma oportunidade de os alunos aprenderem, de forma integrada com os profissionais na área dermatológica. “O Simpósio de Dermatologia foi uma iniciativa da turma anterior a nossa, que o realizou no ano passado. Demos continuidade ao projeto, e organizamos o evento novamente, pois entendemos que é muito importante estarmos atualizados acerca desses assuntos que irão nos acompanhar no dia-a-dia da nossa profissão. Além de termos contato maior com as disciplinas, é importante pra nossa melhor formação acadêmica termos a oportunidade de termos maior contato, integração e troca de conhecimentos com residentes, professores e profissionais das áreas fora da sala de aula, em uma abordagem prática nesse assunto que todos os profissionais da área médica, no atendimento infantil devem dominar”, afirmou Carla Staudinger.
Cerca de 110 pessoas, entre estudantes, residentes, professores, dermatologistas, pediatras e clínicos gerais, estão inscritas no 2º Simpósio de Dermatologia Pediátrica do Rio Grande do Norte (Sideped), buscando ampliar seus conhecimentos e saber sobre os mais novos resultados de estudos sobre as patologias dermatológicas, pois ainda há certa dificuldade no diagnóstico de doenças de pele, devido às suas diferentes manifestações e reações, o que muitas vezes dificulta na condução do tratamento dos pacientes.
Para o dermatologista e presidente do Sideped, Pedro Trindade, a atualização constante dos profissionais acerca das doenças de pele na infância é essencial no combate aos avanços de tais patologias. “É muito freqüente uma série de doenças de pele que são tratadas por pediatras, dermatologistas e clínicos, que apesar se serem doenças relativamente comuns, têm avançado muito, de forma que os conhecimentos que estes profissionais precisam ser atualizados. Uma ampla quantidade de temas voltados para especialidades na área de dermatologia pediátrica, como os que estão sendo abordado no Simpósio por profissionais capacitados e experientes, trará auxílio para uma melhor conduta profissional frente às crianças portadoras dessas doenças, na pratica diária das consultas”, diz Pedro Trindade.
O especialista também parabenizou os estudantes de Medicina pela iniciativa de darem continuidade ao projeto. “Estamos na segunda edição do Simpósio de Dermatologia Pediátrica e os alunos têm participado de maneira bem expressiva. Parabenizo a todos os que tiveram a iniciativa de organizar este evento, que é de grande utilidade pública”, pontua Pedro Trindade.
FONTE: jornal de hoje.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico