Pular para o conteúdo principal
Crônicas
Domingo, dia 07/10/2012. Dia de Eleição. Dia de eleger os nossos representantes do Poder Executivo Municipal (Prefeitos e Vereadores). Hora de exercer a nossa cidadania, de fazer valer a Democracia. O Blogger 'Pediatria em foco" jamais  poderia deixar de "passar em branco" este data e posta um belo texto escrito por um pediatra, esperando  que  seja motivo de uma boa reflexão,  após cuidadosa leitura.
FERNANDO AZEVEDO

Nunca consegui me interessar por televisão. Seria talvez o ultimo objeto a comprar na montagem de uma (minha)casa. Passo até vergonha por não conhecer os temas e personagens de novelas etc. Assisto a meu joguinho somente e raros eventos. Com isso quero dizer que jamais assisti o tal do Guia Eleitoral, mas sou leitor compulsivo de jornais e revistas. Ai vejo as propostas: UPAS, Upinhas, Upinhas especializadas, Hospital da Mulher, Segurança, Polícia e vai por ai num permanente caça voto de adultos. Uma parceria publico privada que envolve o saneamento do estado é tratada a pontapés, atacada a pedradas mesmo sendo um ato de governo estadual e não uma decisão municipal. Não vejo (nos jornais) nenhuma proposta para justamente diminuir o dinheiro gasto na medicina assistencial, curativa, em troca do uso dele na medicina preventiva e na educação.

Sabe-se que um cidadão é a projeção de uma criança até os seis anos de idade. É nessa faixa etária que toda a preocupação de um governante tem que estar focada. No programa saúde da família (PSF) não existe o Pediatra, justamente o elemento de maior importância na assistência à comunidade, pois tem habilitação para cuidar da prevenção da gestação em adolescentes, da gestação planejada, da amamentação, da alimentação infantil,da recreação, das imunizações, da saúde escolar, da prevenção de acidentes, das noções de higiene e mais uma série de itens que deixo para reflexão.

O Pediatra deveria ser o capitão do time do PSF, mas nem na regra três, no banco de reservas ele fica. O Pediatra não é o FOI ELE QUE FEZ, MAS É ELE QUE FAZ.  Um país saudável não pode ficar desprezando a saúde e a educação de suas crianças que assim vão parar na delinquência e superlotar as FUNASES do país, escola de crime e violências. Um país saudável não abre cadeias. Extingue-as por falta de público. Agora mesmo vivendo o dia-a-dia dos bandidos mensaleiros e essa corja de salafrários que roubam justamente desse país maravilhoso fortunas que podem ser investidas na base de sua população, é que a revolta toma conta de todos que fazemos uma página limpa na nossa história.

Será que um dia criaríamos o PCri. B? o Partido da Criança Brasileira permitindo a filiação de todas as pessoas de bom senso ligadas à educação e saúde infantil tais como médicos, enfermeiras (os), assistentes sociais, psicólogos, professores, artistas, pessoas estatutariamente sem mandatos renováveis para darem 4 anos de dedicação exclusiva a uma causa e com isso conseguir influenciar mais uma equipe que segurasse esse bastão como numa corrida de revezamento. A Lei da Ficha suja foi uma conquista social importante, mas tem sempre umas escapadelas e estamos com vários exemplos nessas eleições .Já passei da idade da obrigatoriedade de votar, mas não faltarei a uma eleição, pois é nessa hora que ninguém pode se omitir no sonho de fazer um país melhor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico