Pular para o conteúdo principal
Sessão Prática - Casos clínicos ambulatoriais

Criança , de 2 anos, é levado ao Posto de Saúde devido a quadro de vômitos e eliminação de fezes líquidas, amareladas, que se iniciou há 24 horas. Não há relato de muco ou sangue nas fezes, bem como de febre. Exame físico: irritabilidade , choro com lágrimas , boca e língua pouco ressecadas, sede intensa :

Sinal da prega  desaparece rapidamente. Tempo de enchimento capilar normal. AP, ACV e abdome sem alterações.

- Qual o provável diagnóstico? A conduta indicada, neste caso, é:

(A) iniciar na unidade , terapia de reidratação oral com solução da OMS, reavaliando periodicamente

(B) referir para internação hospitalar para hidratação venosa e  realização de exames complementares

(C) aplicar uma dose de antiemético parenteral e iniciar , após 30 minutos, a terapia de reidratação oral na unidade.

(D) liberar para casa com recomendação de aumento da ingestão hidríca e administração do soro caseiro após cada evacuação

(E) liberar para casa com prescrição de terapia de reidratação oral com solução da OMS e orientação de retorno imediato em caso de piora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico