Pular para o conteúdo principal
 Caso clínico
 História clínica- Récem - nascido, com 5 dias de vida , é atendido na Unidade Básica de Sáude  com história de que desde o 1º dia de vida começou apresentar secreção ocular serossanguinolenta, unilateral , inicialmente a direita.  No 3º dia de vida, a secreção tornou-se copiosa, espessa, e purulenta, atigindo também o olho esquerdo.
Antecendentes - Mãe é adolescente, e  não realizou nenhuma consulta de  pré natal. Criança nascida de parto normal, a termo,  com ruptura prematura das membranas 
Exame físico-  Edema palpebral intenso bilateralmente,   com grande quantidade  de secreção purulenta, principalmente a direita
Diante deste quadro, pergunta-se: a) qual o provável diagnóstico? b) Que exames poderão confirmá-lo? c) Em que nível deverá ser feito o  tratamento : ambulatorial ou hospitalar?

Comentários

  1. RESPOSTA: a) Oftalmia (Conjuntivite) gonocócica; b) Coloração de gram + cultura/antibiograma da secreção ocular; c) tratamento hospitalar (antibioticoterapia sistêmica)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico