Pular para o conteúdo principal
Crônicas
“O menino Stefano”
                Sexta feira à noite, cruzamento da Prudente de Morais com  a Antonio Basílio. Parecia mais uma cena de tantas outras que nos acostumamos a ver nas ruas e  semáforos da nossa cidade: crianças e adolescentes , abandonados ,  negligenciados, mal-tratados. Realmente parecia uma cena comum se ali naquele cruzamento não estivesse o menino Stefano. Sei o seu  nome, pois o conheci  e o acompanhei  quando abrigado  na Casa de Passagem II. Meigo,educado, sorriso simples.Fala mansa.Tivemos oportunidade de conversar por várias vezes. Abracei-o. Beijei-o. Dei amor, carinho, afeto,atenção. Recebi tudo isso em troca. Stefano, assim  como  outras crianças da Casa que tive oportunidade de conhecer , deixou sua marca registrada na minha memória.Completou 12 anos e  mudou-se  para a Casa de Passagem III. Nunca mais o vi, mas sempre perguntava por ele . A sua fisionomia, o seu jeito,   rondavam a minha mente. Meses  se passaram desde o nosso último contato.
          Quiz o destino que me reencontrasse com Stefano perambulado pelas ruas de Natal, precisamente em um  semáforo de um grande cruzamento da cidade. Tudo foi muito rápido.Parei no sinal, quando de repente me vem aquela criança , hoje adolescente, se dirigindo para pedir alguns trocados. A fisionomia não me era estranha. Sabia que conhecia aquele menino de algum lugar , mas  a película escura  no vidro do carro  e o seu aspecto deixavam pequenas  dúvidas . Aproximou-se   lentamente, baixei o vidro e o reconheci. Meu Deus! Nao quiz acreditar no que estava vendo.Tão diferente se encontrava aquele menino!. Era um outro Stefano:  mal tratado, emagrecido, sofrido, olhar triste. !!!.. Na esperança de que pudesse  estar enganado, que   fosse outra pessoa, perguntei  o seu nome: baixou a cabeça e os olhos, e mansamente falou: Stefano. Indaguei-lhe:Tá me conhecendo? Olhou no meu rosto, após alguns segundos pronunciou o meu nome (Dr. Leonardo!), e disse-me  que estava com fome. O sinal abriu .  Sai   “chocado” com o que acabara de presenciar. Tinha um destino  a seguir. Porém, a consciência e o coração falaram mais alto,  interrompendo  meu caminho. Precisava fazer algo por aquele menino.Não titubiei! Voltei ao mesmo sinal por duas vezes  e não mais vi Stefano.  Sumiu, “escafedeu-se”. Talvez tenha passado  por sua  cabeça que pudesse  levá-lo de volta a Casa de Passagem. Mero engano, meu amiguinho, não podia  e jamais faria isso. Me desculpe se aventou esta possibilidade!
         Sem condições de oferecer mais   qualquer tipo de ajuda  naquele momento,  segui então  em direção ao  meu caminho.  Não sei quando vou me encontrar com Stefano, não sei qual vai ser o seu destino, mas  gostaria  muito  de poder ajudá-lo a ser alguém na vida. Durante o contato que tive na Casa de passagem  II , fiz a minha parte, conversei, orientei, mostrei as coisas boas. Espero que outras pessoas que cruzem   sua trajetória  façam o mesmo, e que de cima seja  dada também uma ajudazinha.  Caso não mais o veja ,   gostaria, pelo menos, que   ele   soubesse que nesta vida,    teve alguém que  lhe olhou  de uma forma diferente ,  com outros olhos; na verdade um olhar diferenciado, sem preconceitos,barreiras  ou medos.  Quiçá, um dia, mesmo que no cruzamento de um sinal,  possa  a  vir  lhe   dizer , ei menino:
Eu não sei parar de te olhar
Eu não sei parar de te olhar
Não vou parar de te olhar
Eu não me canso de olhar
Não sei para de te olhar
.
                                                                                 (Ana Carolina)
Leonardo Moura Ferreira de Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico